Éramos quase 250 formandos, muitos preparativos, muitos rituais, formalidades, becas, capelos, homenagens, discursos....
Assim se iniciou a Colação de grau da turma de 2011/2 de licenciatura em Pedagogia da Unicastelo. Eu gritei o quanto pude, e o quanto não pude também, me emocionei algumas vezes, e todas as outras o corpo estava absolutamente todo arrepiado, senti toda energia dos meus pares, todos tinham um brilho mágico nos olhos, ouvi até que estávamos irreconhecíveis em relação nosso dia a dia de estudos. Estávamos mesmo!
com firmeza, primazia, coerência, justeza. Tivemos homenagem a uma, que representou todas e todos , guerreiras e guerreiros que ali estiveram, tivemos uma juramentista que me disse baixinho ao ouvido que não conseguia parar de tremer de tanta emoção, tivemos oradora com discurso preparado com excelência e com um protesto preciso, honesto, sincero aos nossos mestres, e nossa paraninfa que significa “ o que acompanha, o padrinho que fala e defende a causa dos seus afilhados “ , que falou com serenidade mais muita solidez e com conhecimento de causa sobre os problemas enfrentados pela nossa universidade e pela sociedade, nosso desafio daqui para frente diante dos conhecimentos adquiridos, falou de Apple, Saviani, Freire, Libaneo....Fomos muito felizes nessa escolha que aliás e impecavelmente foi unânime.
Posso dizer com segurança que dei os abraços mais fortes, sinceros e apertados, gritei muito ,um grito preso na garganta que dá nó as vezes é de pranto, mas foi com toda força de agradecimento, falei milhões de obrigado, e se pudesse estar de novo em frente a todos os professores diria outro milhão, e se voltarmos a nos encontrar, e voltaremos, direi mais outro milhão!
Ofereci minha formação a pessoas, tive a feliz e grata presença de amigos, família, professores, sobrinhas que eu sei que deixaram tudo pra estarem conosco naquela noite chuvosa....
Estou formada! Sou PEDAGOGA agora e jamais esquecerei, e por isso quero registrar meu agradecimento mais uma vez, porque sem essas pessoas todas jamais conseguiria, foi muito difícil, passamos momentos em que tivemos muita vontade de desistir, mais fui uma dessas pessoas que estavam no caminho certo e não podia. Tive orientação, força, amor, orgulho, fui imitada pelas crianças, e até minha irmã já voltou a estudar! Estou realizada, muito realizada, mas a história não acaba aqui e prometo que volto pra contar!
Marlene Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário