30 de ago. de 2010

Sandra guerreira!!!!

Se podesse representar em palavras as emoções á luz da teoria...Descreveria o momento em que reencontramos toda a turma da  sala 304 hoje.
Alguns de nós, ainda não sabiam da triste e precoce partida da nossa amiga e guerreira Sandra, outros já chegaram emocionados, outros ainda se encontraram pelos corredores comentando que viram no orkut ou viram  uma mensagem no e-mail...
O fato é que a semana começou de luto para essa turma de pedagogia, tanto foi fato, que ao entrar na sala a professora observou (sensivelmente) que havia algo errado e não se colocou indiferente, abriu o espaço para que falassemos sobre essa perda que tanto nos abalou, para que falassemos do nosso luto.
Foi uma experiência que nos permitiu expressar toda a emoção e recordar toda a alegria que tivemos do lado dessa Guerreira. Todos que falaram se referiam assim, guerreira que sempre tinha uma palavra de conforto para o que via sofrendo, guerreira que apesar da dor não desistia de assistir a aula,  guerreira vaidosa, moderna,  jovial, guerreira que trazia um sorriso sempre aberto e acolhedor para quem se aproximasse, guerreira que apesar de discreta, introvertida  muitas vezes, não se constrangia em mostrar suas cicatrizes e dizia que não era nada, "vai passar!", vaidosa que era não dispensava cores, inclusive nos cabelos quando voltaram a crescer, guerreira que sempre dava exemplo com suas atitudes ali mesmo no seu cantinho do lado da porta,  no meio da sala, no fundo sempre "na sua", e sempre atenta "a de todos".
Guerreou como poucos, desejou se formar, viveu mais por esse ideal, até pagou formatura  em parcelas, desenhou seu caminho  com sua generosidade, com sua graça discreta, com seu bom humor e otimismo admiravel diante de tudo.
Aceitou opiniões e surpreendeu a todos, deu opinião e mostrou força,  agradeceu  a ligação  com um "lindona" e esteve bem como costumava dizer, sempre, até o fim.
A todos os professores que acompanharam essa bela historia de luta, obrigada pela solidariedade
A todos os colegas que tiveram coragem de compartilhar suas  vivencias com essa pessoa impar, obrigada
Guardem sempre essa lembrança de Sandra, uma mulher alegre, guerreira, generosa, vaidosa e muito, muito jovem!
A luz da teoria marcada no inicio do texto foi uma aula sobre metodologia de historia, onde nosso professor dizia que quando partilhamos as dores vemos  ficarem  menores!

5 comentários:

  1. Belas palavras Marlene, creio que não apenas tuas, mas de todos aqueles que a conheciam...são um pouco minhas também, que mesmo não estando hoje na faculdade comungo do mesmo sentimento que esteve presente lá: o luto, a perda de uma pessoa muito especial que nos ensinou mesmo sem abrir a boca.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz como a rotina de sala de aula tem revelando a compreensão da vida e das pessoas, mais feliz fico pela permanente sensibilidade e humanização que vem produzindo em você. Poderíamos escrever algo mágico e cheio de louvação, que mais falaria do invisível que do REAL. SANDRA é real, é vida... e como alguém que partilhou sua trajetória conosco, deve ter sua história como inspiração à nossa existência, não precisamos de herói-guerreiro da NAÇÃO, precisamos de Guerreiros pela Vida, pela Formação Digna e Humana... Sandra deixou uma experiência: uma luta pela vida e pelos estudos, nos inspiremos!

    ResponderExcluir
  3. Que bonita homenagem! Sentimos muito pela perda desta colega tão querida de vocês! =(
    Queremos agradecer sua visita ao Cordelirando e aproveitar o ensejo pra avisar que as "meninas" do STF estão de volta, rsrs! Desta vez o debate é sobre "Visão do STF sobre a Lei Eleitoral ou o Humor Autorizado"!
    Te esperamos para dar risada por lá!
    Abraços!
    Equipe Cordelirando

    ResponderExcluir
  4. Foi muito emocionante a homenagem a nossa querida Sandra, que a vida dela sirva de exemplo a todas nós. Algumas vezes que conversei com ela, pude perceber que a sua confiança em prosseguir estava somente em Deus, ela acreditava que somente Deus pode dar vida e tira-la quando assim achar necessário, mesmo sabendo que poderia partir a qualquer momento não desanimou na batalha para vencer a doença.
    * Sandra *, exemplo de fé, determinação e humildade.
    Saudades................

    ResponderExcluir
  5. Foi muito emocionante a homenagem a nossa querida Sandra, que a vida dela sirva de exemplo a todas nós. Algumas vezes que conversei com ela, pude perceber que a sua confiança em prosseguir estava somente em Deus, ela acreditava que somente Deus pode dar vida e tira-la quando assim achar necessário, mesmo sabendo que poderia partir a qualquer momento não desanimou na batalha para vencer a doença.
    * Sandra *, exemplo de fé, determinação e humildade.
    Saudades................

    ResponderExcluir