10 de jun. de 2011

E o homem nunca mais será o mesmo....









Essa foi uma semana de muitas emoções, construções, realizações e mudanças.
Começando pelas construções, ontem apresentamos alguns resultados de pesquisas sobre a educação, nossa contribuição para encontrar caminhos, melhorias, dignidade, humanização, nossos sonhos para as próximas gerações. Se alguém vai ler? Não sei. Se vamos mudar o mundo com nossas idéias? Não sei também.
Mas temos uma convicção, se não tentarmos, lançarmos a primeira idéia, nos colocarmos a caminho, jamais saberemos.
Sabemos também da dificuldade de trabalhar na área da educação, não há investimentos, todos os dias ouvimos os noticiários sobre a violência, indignidade na escola pública tanto para os alunos quanto para os professores, temos os pés no chão e muitos de nós já conhece bem de perto essa realidade. Não somos mais ingênuos a ponto de imaginar que nossas boas idéias irão contaminar os outros, tantos já estão desiludidos, tantos já não conseguem manter-se só como professores, profissão alias, que escolheram para a vida. Mas temos fé na vida e fé nos homens, principalmente os mais jovens, e temos esperança, que minimamente aprendemos a ver essa sociedade com outros olhos, e queremos passar isso adiante.
As mudanças aconteceram no decorrer do processo de aprendizagem, como citei aprendemos a ver a sociedade com outros olhos, mais críticos, mais atentos, lendo com mais atenção as “entrelinhas”, que nos contam mais que pensávamos. Mudança na vida também, passamos dois anos pesquisando, lendo, escrevendo, buscando teorias e teóricos, conceitos que nos elucidassem sobre o que é e como funciona essa sociedade, teremos uma outra direção.
As realizações, trabalhamos orientados por um professor, tivemos tempo de conhecer, produzir, espaço para pensar e elaborar idéias, algumas até bem originais,e eles nos observavam, as vezes virtualmente para ganhar tempo, as vezes pesso
almente por precisar mostrar, pontuar coisas e olhar olho no olho. Compreendemos como foi desgastante esse processo, por isso o coloquei no parágrafo “realizações”, porque o resultado foi para mim pessoalmente, totalmente satisfatório.
E por fim as emoções, desde o encontro com todos os colegas, com os professores, a organização, todas as apresentações, e no final, o grito preso a um tempão se soltou, extravasou, e comemoramos como guerreiros vitoriosos na batalha.
Obrigada a
todos que participaram dessa construção, que acreditaram em nossos devaneios, que ajudaram a torná-lo real, pelo menos teoricamente!
Obrigado pelo espaço, pela organização, pela orientação técnica e conceitual, obrigada pela paciência, por nos ajudar a dar os primeiros passos.
Seguiremos, não sei se nos encontraremos, mas levaremos seus nomes, seus títulos, suas lembranças em nossas memórias para sempre.
Mudança é a lei da vida, é o espaço modificando o homem, e homem nunca mais será o mesmo!