24 de mar. de 2012

Para dar vida a fala...

Refletindo sobre  o que aprendemos, o que ensinamos, como aprendemos e como ensinamos, percebi conversando com alguns pares que quanto mais desafiamos mais somos desafiados, mais multiplicamos conhecimentos e refletimos sobre eles e associamos as teorias que conhecemos, aos nossos valores, dividimos alguns anseios, angustias, descobertas e novas formas de fazer, e sempre somamos experiência e mais aprendizado.
O filosofo Mikhail Bakhtin conceitua: "O ensinar, o aprender e o empregar a linguagem passam necessariamente pelo sujeito, o agente das relações sociais e o responsável pela composição e pelo estilo dos discursos. Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos. Além disso, um enunciado sempre é modulado pelo falante para o contexto social, histórico, cultural e ideológico"

Em outras palavras, para ensinar é necessário falar uma língua que o outro  entenda para então chegar as coisas que ainda não se entende, do mais fácil para o desafio, e desafios maiores ainda.
Tenho lembranças de, não raros momentos, nossos mestres se encontrando com seus pares pelos corredores da universidade e discutindo teorias marxistas, as vezes até apaixonadamente, fervorosamente, e quando entravam para sala de aula sempre comentavam a respeito da discussão com o colega teórico a cerca dessa ou daquela teoria, que concordam ou discordam, ou como diz uma de nossas professoras, muito pelo contrário.
Acredito que naqueles momentos estavam refletindo sobre o que tinham lido, estudado, teorizado, compreendido para então,depois de todo esse confronto, nos colocar o desafio de pensar em todo o nosso contexto social, histórico, cultural e ideológico, como coloca o filosofo.
Hoje me vejo repetindo suas práticas, discutindo pelo MSN, em momentos de ação pedagógica , em momentos de lazer, em momentos de encontro com os nossos conhecimento e confronto com os nossos desafios.

"O filosofo que deu vida a linguagem", matéria disponível em : http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/mikhail-bakhtin-498487.shtml, pesquisado em 23 de mar de2012

Marlene Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário